quarta-feira, 30 de março de 2011

MORRE O EX-VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOSÉ DE ALENCAR




Natural de Muriaé, na Zona da Mata mineira, o vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva já foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções.

Sua vida profissional começou aos 14 anos de idade, quando deixou a casa dos pais para trabalhar de balconista numa loja de armarinhos da cidade de Muriaé. Ganhava 600 cruzeiros por mês.

Em 1967, fundou em Montes Claros a Coteminas (Companhia de Tecidos Norte de Minas), que iria se tornar um dos maiores grupos industriais têxteis do país.

Como empresário, José Alencar chegou a presidir o sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), além de ter sido vice-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Sua participação na política começou em 1994, quando candidatou-se ao governo de Minas. Em 1998 foi novamente candidato, desta vez ao Senado, elegendo-se com quase três milhões de votos. Em 2002, compôs a chapa vitoriosa do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que foi repetida nas eleições de 2006.

Desde 1997 o vice-presidente luta contra um câncer e já passou por diversas cirurgias e quimioterapia para combater tumores no rim, próstata e abdômen, além de se submeter, sem sucesso, a um tratamento experimental fora do país.

Em setembro do ano passado ele retomou as sessões de quimioterapia após exames apontarem novos tumores. Os bons resultados do tratamento fez com que Alencar lançasse o seu nome para uma possível candidatura ao governo de Minas ou uma cadeira no Senado nas eleições

O ex-vice-presidente da República, José Alencar, morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, de câncer e falência de múltiplos órgãos. Alencar lutava contra o câncer havia 13 anos. Nos últimos quatro, desde que descobriu um novo tumor, enfrentou 13 cirurgias com confiança ("estou acostumado a montar em cavalo bravo"), bom humor ("estamos espantando o câncer no tiro") e serenidade ("vamos ao jogo da vida"). Mais do que as realizações políticas ou profissionais, foram sua grande perseverança e vontade de viver que comoveram o país e o farão lembrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário