segunda-feira, 28 de novembro de 2011

H1N1

Estado do Ceará confirma surto de gripe A

Os 11 pacientes infectados são do Colégio Agrícola de Pedra Branca


                Imunização: vacina da gripe oferece proteção contra a cepa que causa a gripe A
A Secretaria de Saúde do Ceará confirmou neste sábado o surto de gripe A no município de Pedra Branca, onde foram confirmados 11 casos da doença. Todos os pacientes são alunos do Colégio Agrícola da cidade.


Segundo a secretaria, o órgão foi informado do surto na última quarta-feira e, no mesmo dia, enviou à cidade um grupo de profissionais para fazer a investigação dos 91 casos notificados. A suspeita é de que a transmissão tenha ocorrido através de uma pessoa da cidade que teve contato com um paciente infectado pelo vírus em São Paulo.

Os pacientes estão sendo acompanhados e monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas da Sesa e da Secretaria de Saúde Municipal de Pedra Branca, que orientam os profissionais de saúde e a população para que fiquem alerta para os sintomas da gripe H1N1, como febre, tosse, coriza, dispnéia.

Este ano, 17.000 moradores de Pedra Branca foram vacinados contra gripe de um total de 43.000 habitantes. Cerca de 94% das crianças com menos de 1 ano foram vacinadas contra a doença, e 95% dos idosos, segundo a secretaria.









Nenhum comentário:

Postar um comentário