sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Avião cai na zona sul do Recife e deixa 16 mortos


Equipe de resgate do Corpo de Bombeiros  no local do acidente: Aeronáutica já investiga causas do acidente (Teresa Maia/DP/DAPress)
Equipe de resgate do Corpo de Bombeiros no local do acidente: Aeronáutica já investiga causas do acidente
Dezesseis pessoas morreram na queda de um avião no início da manhã desta quarta-feira (13/7) em Boa Viagem, zona sul do Recife. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que enviou duas unidades para o local.

De acordo com assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave de médio porte, bimotor, L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas, deixou o Aeroporto Internacional dos Guararapes às 6h51 com destino a Natal, no Rio Grande do Norte. No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo – dois tripulantes e 14 passageiros, informação ratificada pela tripulação momentos antes do voo.

Após a decolagem, o piloto informou à torre de controle uma situação de emergência e avisou que faria um pouso forçado na praia de Boa Viagem, mas não conseguiu. O avião caiu em uma área de terreno baldio, entre a Avenida Boa Viagem – ponto turístico da cidade – e a rua Visconde de Jequitinhonha, bairro nobre de Recife. Após a queda houve uma explosão, mas o fogo foi controlado pelos bombeiros.

A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Um ano de atuação
A Noar Linhas Aéreas faz apenas voos regionais, de curto trajeto, com voos para Recife, Maceió, Aracaju, Mossoró, João Pessoa e Natal.O empresário Geraldo Jorge, um dos representantes da empresa de aviação, informou que neste momento a empresa está cuidando do atendimento às famílias das vítimas para então se pronunciar sobre o acidente.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o aeroporto de Recife continua a funcionar normalmente.

Confira a íntegra da nota da FAB:

O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.

A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.

No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 13 de julho de 2011.

Marcelo Kanitz Damasceno – Brigadeiro do Ar

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário