quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Casa nova para 440 famílias





A manhã desta quarta-feira (25) foi de apreensão para centenas de pessoas e alegria para 440 famílias que foram sorteadas para o Residencial Videiras no bairro Mangabeira. As residências fazem parte do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, em conjunto com estados e municípios. Amanhã acontece o sorteio de 420 unidades do Residencial Figueiras.

Uma das sorteadas, a senhora Rita Eliana Nunes Lacerda, 42, é cadeirante e esperou cinco anos para sair do aluguel e conquistar a casa própria, sonho que alimenta há mais de uma década. “Vou morar com minha filha. Para nós que somos assalariados é bom, por que com um salário mínimo temos condições de participar”, disse. A moradora elogiou o bairro em que vai morar. “Eu estou acostumada a pegar ônibus e lá tem cinco veículos adaptados”, declarou.
O secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy Souza Rocha, explicou que o sorteio é a etapa final antes dos futuros residentes começarem a morar nos imóveis. Só participam desta fase, os nomes previamente aprovados pela Caixa. “O programa contempla os deficientes físicos e idosos com 3% das unidades. Temos um grupo separado que são as prioridades, que tem o direito de escolher o térreo”, salientou.

De acordo com Gilberto Ruy, os empreendimentos da primeira etapa do “Minha Casa” vem conta com uma estrutura de acessibilidade para que os portadores de deficiência se desloquem até as casas. “Já os imóveis da segunda etapa vem com uma infraestrutura dentro da própria casa, onde o cadeirante terá áreas ampliadas de banheiro, portas, para que possam circular livremente”, disse. Os sorteados ainda farão uma vistoria no imóvel para dessa forma assinar o contrato com a Caixa.

O senhor Antônio Luis Brandão Oliveira, conhecido como “seu Cocada” tem deficiência visual e também foi beneficiado com uma unidade no Videiras. “É uma prioridade para toda pessoa ter sua casa. Eu tenho mais de um ano nesta expectativa. A pessoa sabendo viver mora em qualquer lugar. É só respeitar o direto dos outros”, respondeu. “Tendo o nosso canto é bem melhor, eu fui até o residencial e achei muito bonito, bem arrumado”, disse Eurides Oliveira, esposa de Antônio.

Noélia de Oliveira Sá foi mais outra sorteada, que aguardava na fila para escolher o andar da casa. A vendedora vai morar com os dois filhos. “É um sonho de uma vida toda que a gente almeja, não dependendo de ninguém. Já matriculei os meus filhos em colégios, mas não são próximos do residencial. Me cadastrei há uns três anos e agora está sendo tudo como sempre quis”, afirmou.

Novo cadastro - O prefeito Tarcízio Pimenta (PDT) participou do sorteio e anunciou que um novo cadastro será disponibilizado para as pessoas que não conseguiram se inscrever. “Estamos estudando a questão da logística, já tivemos um contato com a Caixa e nos próximos dias vamos anunciar o cadastramento, principalmente para atender casos pendencias e solicitações”, garantiu.

“Café requentado” – Em uma entrevista concedida a uma rádio de Salvador , o senador João Durval disse que não apoiaria Tarcízio na tentativa de reeleição do atual prefeito, nada diferente da declaração dada há seis meses ao Bom Dia FEIRA. “Isso é café requentado, eu não vou ficar discutindo um assunto que foi tratado há meses. Eu tenho que trabalhar a minha campanha e os laços de apoio”, disse Pimenta.














Nenhum comentário:

Postar um comentário