quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

"GLORIA A TI NESTE DIA DE GLORIA"  SALVE SALVE HOJE É DIA DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM


As mensagens de fé que dão início ao cortejo do Bonfim aconteceram sem a presença do governador Jaques Wagner. Com o atraso de sempre, às 8h32, o prefeito em exercício, Edvaldo Britto (PTB) deu início ao culto multirreligioso e os representantes de cada religião (espíritas, batistas e evangélicos foram alguns deles) na escadaria da Igreja da Conceição da Praia.



Programação

“Glória a ti neste dia de glória...”. Ao som da música que para muitos é o verdadeiro hino da Bahia, pessoas de todas as raças se unem nesta quinta-feira (12), em um só coração, para reverenciar o santo mais querido da Bahia, o padroeiro dos baianos, o Senhor do Bonfim. Mas, para seguir a tradição, é preciso muito mais do que vestir branco e ir a pé até a Colina Sagrada. É preciso acima de tudo ter fé e acreditar.

Se você é daqueles que acorda cedo e segue direto para o bairro do Comércio, onde é a tradicional concentração do cortejo, então é bom ficar de olho na programação, nos horários e, principalmente, em algumas novidades que foram preparadas para a festa da paz. E assim todos esperam que realmente seja de paz, ainda mais em tempos onde a violência vem assustando o cidadão baiano e, sobretudo, o soteropolitano.

A celebração, que estava marcada para começar as 8h, na parte externa da Igreja da Conceição da Praia, quando o padre Valson Sandes, um dos párocos da Conceição, profere a mensagem inicial. Em seguida haverá apresentação do coral, além de mensagens de representantes de diversas religiões, entre os quais, evangélicos, candomblecistas, espíritas e hinduístas.


                   Populares já re reúnem na Igreja da Conceição da Praia

Finalmente às 9h é dada a largada para o corejo, que segue por 8km a pé, distância que separa a Igreja da Conceição da Praia a do Bonfim. A expectativa é que o cortejo suba a Colina Sagrada por volta de 12h, quando acontece a lavagem das escadarias, a cargos das baianas, que com água de cheiro, fazem a limpeza do local. Vale lembrar que a Igreja fica fechada para visitação durante os festejos, sendo apenas a imagem do Bonfim exposta na janela da igreja pelo padre Edson Menezes para que os fiéis possam agradecer e pedir novas bençãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário