domingo, 22 de janeiro de 2012

Popularidade de Dilma supera a de Lula após um ano de mandato





São Paulo - Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente de Brasil, registra uma popularidade recorde após um ano de mandato, superando a todos seus antecessores neste período de gestão, incluindo a seu mentor político, Luiz Inácio Lula da Silva, informou neste domingo uma pesquisa do instituto DataFolha.

Dilma, de 64 anos, que assumiu suas funções em janeiro de 2011 para substituir Lula (2003-2010), conta com a confiança de 59% dos brasileiros, que consideram que sua gestão é excelente ou boa, contra 49% que afirmaram ter esta mesma opinião há seis meses, segundo a pesquisa.
Ao finalizar o primeiro ano de seu primeiro mandato (Lula exerceu por dois períodos), o ex-metalúrgico e sindicalista, destacado por seu carisma e simpatia, obteve 42%, enquanto que no segundo mandato, sua popularidade neste mesmo período foi de 50%.

O antecessor de Lula, o social-democrata Fernando Henrique Cardoso, obteve 41% de aprovação no primeiro ano de seu mandato, contra 16% no segundo. Itamar Franco obteve 12% e Fernando Collor de Mello, primeiro presidente eleito democraticamente após a ditadura (finalizada em 1989), 23%, apesar de ele ter sido destituído por corrupção três anos depois.

Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, a economia é o fator determinante para a popularidade de Dilma.

"A população observa a forte crise internacional e vê que ela não está golpeando a economia nacional", disse.

A imagem pessoal de Dilma, uma ex-guerrilheira que combateu a ditadura (1964-85), também melhorou: atualmente 72% das pessoas entrevistadas creem que ela é "decidida", 80% "muito inteligente" e 70%, a veem como "sincera".

Nos últimos meses, o combate à corrupção no país já determinou a saída de seis ministros.

"Dilma se mostrou firme durante as crises e não vacilou ao ter que tomar decisões difíceis de maneira rápida", destacou Paulino.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre 18 e 19 de janeiro entre 2.575 pessoas e sua margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário