sábado, 14 de janeiro de 2012

UMA PERGUNTA PARA O PREFEITO DE MAIRI


Exmº Senhor Prefeito;

Depois das denúncias feitas através Blog Ponto de Vista, de Orlando Dionisio de Araujo que "o Grupo Escolar Getulio Vargas. escola pública do municipio, que era para oferecer ensino público de qualidade e de graça, está saindo mais caro que as gananciosas escolas particulares !"

Refuta ainda " Outro ponto absurdo, a adoção dos tais Módulos, uma vez que o MEC tem e distribui gratuitamente os livros didáticos, inclusive com a orientação da devolução ao final do ano letivo, com a finalidade de serem reaproveitados por outros alunos no ano seguinte !"
Fazendo a seguinte pergunta:" Quantos pais que têm filhos em escolas públicas podem comprar Módulos ou outros livros didáticos? "

Conclui Orlando formalizando uma denúncia gravissima quando fala: "O mais desumano, prá não ir mais longe, é direcionar de forma perversa a compra para uma única livraria, num claro ato de favorecimento ilícito. Sabemos que como o médico não pode indicar a farmácia ou laboratório aos seus pacientes, assim também as escolas públicas NÃO PODEM determinar essa ou aquela livraria para a aquisição do material escolar. Além de ilegal é imoral. O que há por trás desse perverso favorecimento? "


Veja tambem o que fala Orlando em versos de cordel:

“Só pode ser prá melhorar
A qualidade do ensino!!”
“Fica sentado esperando
Ser tapeado sêo menino!!”
Os tais Módulos são vendidos
Depois de feitos os pedidos
SOMENTE em Zé Claudelino!!

O pior de tudo é o preço:
Prá muitos, altos demais
Vejam então a bela sinuca
Em que botaram muitos pais
Quem tem o Bolsa Família
Com dois filhos e uma filha
Prá comprar, como é que faz?

A coisa fica pior
Com a forma de pagamento:
“É só à vista ou com cheque
Que seja do próprio emitente”.
E quem não puder comprar,
A escola vai tratar
Seu filho como indigente?

Senhor Prefeito na verba do FUNDEB é permitido dentro do percentual de 40% aquisição de material didático-escolar e manutenção de transporte escolar: aquisição de materiais didático-escolares diversos, destinados a apoiar o trabalho pedagógico na escola (material desportivo utilizado nas aulas de educação física, acervo da biblioteca da escola - livros, atlas, dicionários, periódicos, etc.; lápis, borrachas, canetas, cadernos, cartolinas, colas,etc)

No link do MEC abaixo pesquise " 5. Aplicação dos Recursos "   veja na letra g) e responda.
http://www.fnde.gov.br/index.php/fundeb-perguntas-frequentes

Então Senhor Prefeito por que não adquirir os módulos com a verba do FUNDEB, já que Diretoria do GEGV, contrariando orientações do MEC. acha que os livros gratuitos do MEC não servem ? Por que não para de impor esse terrorismo aos pais de familia obrigando-os a pagar do proprio bolso módulos, quando é função da escola publica oferecer ensino e material gratuíto ?




Está na hora Senhora Secretária Municipal de Educação, de sair do seu trono e coibir esse tipo de irregularidade, pois escola publica é pra fornecer ensino e material escolar gratuito e não se portar como escola particular, coagindo os pais de familia a assumir encargos que são de competência do municipio já que recebem verbas para tal finalidade.

Todos têm direito à educação

Click no link abaixo e leia a
matéria de Orlando Dionisio
GEGV: Escola Pública?

Contato com DedéMairi
dedemairi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário