sábado, 31 de março de 2012

Morre, aos 68, sambista baiano Ederaldo Gentil

31/03/2012 16:14

O sambista baiano Ederaldo Gentil morreu na noite de sexta-feira (30) no Hospital Ernesto Simões, em Salvador, de falência múltipla dos órgãos. O músico tinha 68 anos e estava afastado da vida artística há alguns anos por causa de uma depressão.
Ederaldo é considerado um dos maiores sambistas da Bahia, com composições interpretadas por cantoras como Clara Nunes .
O corpo dele vai ser enterrado neste sábado, às 16h, no Cemitério do Campo Santo, no bairro da Federação, em Salvador.
Ederaldo Gentil nasceu em um dia festivo, 7 de setembro, no ano de 1943. Os primeiros passos foram no Largo Dois de Julho, perto dos antigos carnavais da avenida. Ainda garoto, se mudou com a família para o Tororó. O bairro era "quartel general" de grandes blocos, como os Apaches do Tororó e da escola de samba Filhos do Tororó.
Foi acompanhando o pai aos bailes de fantasia que o menino começou a se interessar pela folia. As primeiras composições foram para a escola do coração, Filhos do Tororó. No carnaval de da década de 70, nove das dez escolas de Salvador desfilaram com sambas compostos por ele.
As canções cheias de poesia ganharam o cenário nacional nas vozes de gente famosa. A letra de "O ouro e a madeira" é considerada um dos mais belos sambas brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário