quinta-feira, 22 de março de 2012


Para ampliar educação integral na Bahia Programas Mais Educação e Bolsa Família se unem



Três mil escolas públicas das redes municipais e estadual da Bahia, com maior número de alunos oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), foram selecionadas para participar do Programa Mais Educação. As que aderirem à iniciativa irão receber recursos federais para implantar o ensino integral em suas estruturas curriculares. Com o objetivo de fechar essa parceria e potencializá-la nos territórios, coordenadores estaduais e municipais do Bolsa Família e do Mais Educação, e representantes das Diretorias Regionais de Educação do Estado (Direc) estarão reunidos, a partir das 8h30, nestas quinta e sexta-feira (22 e 23) na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador.

O encontro, promovido pelos Ministérios da Educação (MEC) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e da Educação, busca firmar a implantação do Programa Mais Educação nas três mil escolas, através do compromisso público (termo de adesão) dos coordenadores municipais de educação e das Direc. “Essa iniciativa vai contribuir para a melhoria da aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, principalmente os oriundos de famílias beneficiárias do Bolsa Família, assim como fomentará debates em torno de novas metodologias de trabalho, novos olhares aos currículos e à prática pedagógica”, afirmou a coordenadora estadual do Programa Bolsa Família, Luciana Santos.

A diretora de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Ana Lúcia Gomes, enfatiza que a articulação do Mais Educação com o Bolsa Família “reafirma a importância da educação integral para garantir a permanência qualificada do estudante na escola em dois turnos, com direito à alimentação. Enriquece a escolarização com a oferta de oficinas de português e de matemática, atividades ligadas à arte, investigação científica, cultura e esporte”.

Dentre os critérios para seleção das unidades escolares para o Programa Mais Educação, em 2012, estão: escolas urbanas com maior número de alunos oriundos de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e que tenham no total mais de 150 alunos, com base no Educacenso 2010 e nos dados do PBF outubro/novembro de 2010; escolas rurais localizadas nos territórios prioritários do plano Brasil sem Miséria; unidades rurais situadas em municípios com índices de pobreza do campo. “Os alunos das instituições selecionadas terão sete horas diárias de atividades, de segunda a sexta-feira, mudanças que ampliarão tempos, espaços e oportunidades educativas”

Nenhum comentário:

Postar um comentário