segunda-feira, 4 de junho de 2012


Homem é preso por abusar de enteadas de 5 e 7 anos em Barreiras


Homem é preso por abusar de enteadas de 5 e 7 anos em Barreiras

Um homem foi preso acusado de abusar de duas enteadas no final da tarde deste sábado (2) na cidade de Barreiras, no Oeste da Bahia. De acordo com informações do delegado plantonista da cidade, Arnaldo Monte, as meninas de cinco e sete anos eram abusadas desde novembro do ano passado, mas como eram ameaçadas por Gilcélio Barbosa da Souza Almeida, de 27 anos, não o denuniavam.



Ainda de acordo com o delegado, o abuso foi descoberto porque as meninas reclaram de dores nas partes genitais e foram levas para um hospital 24 horas em Barreiras. Ao serem atendias, a médica percebeu que as meninas sofriam abuso e denunicou o caso para um policial que estava na unidade hospitalar. A médica plantonista ainda verificou que as duas crianças haviam adquirido doenças sexualmente transmissíveis (DTS), que não foram detalhadas para o delegado.

As vítimas foram levadas para o Complexo Policial da cidade onde prestaram depoimento sobre o caso acompanhadas da mãe, que é companheira do acusado. Segundo Monte, a Polícia Militar foi acionada para buscar o padrasto no imóvel onde a família reside. Gilcélio foi encontrado em um bar próximo à casa onde moravam e também foi levado ao complexo para prestar esclarecimentos.



"Ele confessou o crime e disse que na mais velha ele tentou fazer a penetração, mas não conseguiu. Na menor, ele declarou que apenas passou seus órgãos genitais. No exame de corpo de delito, no entanto, foi verificado que as duas eram abusadas por ele", revelou o delegado. Ainda segundo o delegado, Gilcélio é um homem frio e disse estar 'possuído pelo Satanás' quando abusava das crianças.



A mãe das crianças também foi ouvida. Ela revelou nunca ter desconfiado dos abusos feitos pelo marido e que ele as tratava bem. "Ela saía e deixava as crianças sozinhas com ele durante dias. Esta semana, por exemplo, desde terça-feria que ela não estava em casa. Além disso ela bebia muito.", contou o delegado.



O padrasto será indiciado por estupro de vulnéravel de acordo com o artigo 217 do código penal e pode ser condenado a até 14 anos de prisão. As crianças serão acompanhadas pelo Conselho Tutelar onde devem iniciar um tratamento psicológico, além de tratar da DST a que foram expostas por conta do abuso. "A mãe das crianças também está sendo acompanhada de perto e se algo for detectado pelo juízado ela pode perder a guarda dos filhos", explicou o delegado.



Bahia lidera denúncias de abuso sexuais contra crianças



O fato em Barreiras não é um caso isolado. De acordo com os números da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), a Bahia lidera as denúncias de abusos sexuais, com 962 casos, e de exploração sexual, com 250. Mas, ainda assim, não há número preciso sobre o resultado efetivo das queixas, através de inquéritos instaurados, e das punições impostas aos agressores. Sobretudo por deficiências no treinamento daqueles que são destacados para apurar os abusos, sempre revestidos de situações delicadas e de difícil condução.



Ainda segundo a SEDH, a Bahia é o terceiro estado que mais recebeu denúncias de violência contra crianças e adolescentes nos quatro primeiros meses deste ano. Foram 3.634 relatos, um crescimento de 49,5% se comparado ao ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário