sábado, 16 de junho de 2012


Verador propõe a transformação do Feiraguai em um shopping popular
Uma indicação do vereador Marialvo Barreto será encaminhada ao Executivo Municipal, sugerindo estudos no sentido de verticalizar o espaço comercial conhecido como Feiraguai, transformando-o em um shopping popular.


Com a medida, o vereador acredita que será possível absorver outros ambulantes que ocupam áreas centrais que precisam ser resgatadas para os pedestres.

Ele recomenda a construção de um prédio moderno, com cinco ou mais pavimentos, com  andares especializados em determinados segmentos de produtos, como eletrônicos, vestuário, calçados, entre outros, de forma que assegure a circulação de pessoas pelos atrativos comerciais e melhoria no ambiente físico.

Marialvo ressaltou que a tradição do comércio de rua é antiga e justifica o próprio nome da cidade de Feira de Santana. No entanto, há hoje um amplo conflito entre o que rege o estatuto da cidade quanto à acessibilidade e mobilidade nos equipamentos urbanos e este modelo de comercialização.

“Este conflito tem que ser resolvido com a inclusão social, ou seja, construindo espaços eficientes para este comércio ambulante”, diz o petista. A sugestão, segundo ele, está alicerçada em outras experiências bem sucedidas em muitas cidades do Brasil.

O vereador observa que não pode continuar a falta de controle público no Feiraguai. “Tem boxe de 1.20m de largura e tem boxe de 6m de largura. Quem é que está tendo direito a 6m de largura de boxe? – Estrangeiros. Está cheio de estrangeiros. Esse pessoal era camelô em que lugar em Feira, que foi tirado da rua para ir para o Feiraguai?”, questionou.

Acrescentou que, hoje, o Feiraguai é um verdadeiro comércio de boxes. “Camelô sendo jogado para fora e entrando comerciantes ricos comprando boxes a preço de ouro”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário