sexta-feira, 6 de julho de 2012


NOTA PÚBLICA DO VICE-PRESIDENTE DA UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES

SECUNDARISTAS, CAIO PINHEIRO, EM APOIO À PROPOSTA DE MEDIAÇÃO PARA A GREVE DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BA, ELABORADA PELOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DO ESTADO.


Na última quinta-feira (05/06) o movimento estudantil secundarista do estado da Bahia, liderados pela gloriosa Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador – AGES, elaborou e aprovou em assembléia estudantil, uma proposta de mediação para por fim ao impasse entre professores da rede estadual de ensino e governo do estado, que já dura 87 dias.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas compreende que a atitude dos estudantes em elaborar esta proposta de mediação, é um marco para o movimento estudantil do estado e um passo importante para o fim da greve dos docentes, que está prejudicando quase um milhão de estudantes no estado da Bahia.

É necessário frisar também, que a luta em defesa da educação pública de qualidade, é uma luta permanente, que nos remete a desafios ainda maiores, como foi à aprovação dos 10% do PIB para a educação na Câmara dos Deputados.

Compreendo que a luta dos professores da rede pública estadual de ensino da Bahia, é uma mobilização legítima na busca por melhorias nas condições salariais, porém, é necessário avançar no debate que está sendo posto por setores da greve, que é pelo reajuste integral dos 22,22% ou nada.

Não tenho dúvidas, que houve inabilidade do governador Jaques Wagner no processo de negociação com a categoria grevista, porém, devemos salientar também a inflexibilidade por parte do comando de greve no avanço da mesma e nesta quebra de braço que já dura três meses, os estudantes saem cada vez mais prejudicados e com o ano letivo completamente ameaçado.

Portanto, é de extrema importância que ambos os lados, professores e governo, avaliem a proposta apresentada pelo principal interessado no fim do impasse: o estudante de escola pública do estado da Bahia.

No mais, deixo público o meu total apoio aos estudantes baianos, nesta luta árdua na busca da educação pública de qualidade, colocando a inteira disposição da sociedade baiana, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas na busca pelo fim deste impasse que priva os estudantes do acesso à educação pública garantida pela constituição brasileira.

A UBES como uma das principais entidades do movimento social brasileiro, está engajada nas lutas em defesa da escola pública brasileira de qualidade.

Saudações Estudantis,

Caio Pinheiro, vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES.

São Paulo, 06 de Julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário