quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Zé Dirceu vai reviver o status de preso político e PT divulgará manifesto

Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, jantou na terça-feira (23) na casa do prefeito de Osasco (SP), Emídio de Souza (PT).
À mesa, Dirceu disse que o STF "leva a situação para o pior cenário possível" e comentou que, se for para a cadeia, vai se declarar "prisioneiro político de um julgamento de exceção", informa matéria do Estadão.
Depois do segundo turno da eleição, de acordo com o jornal, o PT divulgará um manifesto, segundo especulação, em tom duro, com críticas ao Judiciário.
A estratégia do partido também prevê a cobrança do julgamento dos réus do "mensalão tucano", por parte do Supremo.
A história do Brasil não mudada com as condenações do mensalão
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência,  o jurista Sepúlveda Pertence, 75 anos, fez uma declaração interessante e pertinente, disse que as condenações do mensalão não contribuirão de forma efetiva para o fim da corrupção.
Segundo ele, o modelo de presidencialismo de coalizão junto com a sofisticação dos crimes de colarinho branco são fatores que continuarão a dar brecha para que esse tipo de delito continue acontecendo.
Pertence disse não acreditar que isso vá transformar a história do Brasil. Quando integrava o STF, no início da década de 90, Pertence foi voto vencido quando defendeu a condenação do ex-presidente Fernando Collor, que sofreu impeachment.
Na verdade esse julgamento não será fator de inibição da fértil imaginação corrupta, eles continuarão se aperfeiçoando. A solução será a realização de uma reforma política geral e irrestrita.
Na realidade por ser amigo de alguns petistas que foram condenados nos julgamentos do mensalão, como o ex-presidente do PT José Genoino, Pertence não quis emitir opinião sobre casos específicos do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário