segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Família de paciente com meningite C luta por transferência

05/11/2012 20:01

A família da professora Regiana da Silva Barbosa, 38, tem um desafio de vida ou morte: conseguir transferir a paciente, já diagnosticada com meningite C e em estado grave, do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) pata o Hospital Couto Maia em Salvador.
A bactéria meningococo foi detectada na paciente na noite do último sábado (3), após a Regiana dar entrada na unidade hopitalar. Antes, segundo relata Flayte Barbosa Ferreira, 32, sobrinha do esposo da enferma, a professora foi atendida na sexta-feira (2) Policlínica do bairro Parque Ipê, com muitas dores de cabeça, um dos sintomas da doença, foi medicada e retornou a residência, no distrito de Maria Quitéria e não apresentou sinais de melhoras.

Após dois dias no HGCA, Flayte relata o estado de saúde da tia. “Ela continua no Hospital, não foi transferida, está em coma, não fala não se mexe e respira com a ajuda de aparelhos Não sei se vale mais a pena ser transferida e não vejo ua preocupação com a vida dela”, disse a parente.

Outro reclame dos familiares é que a paciente não foi isolada em um leito do Hospital. Regiane encontra-se na Sala Vermelha, junto com outros pacientes internados, enquanto aguarda a avaliação de um infectologista. “Já teve muita gente em contato ela, que deveria estar isolada”, afirmou Flayte. De acordo com a mesma, uma equipe da Secretaria de Saúde (Sesab), esteve no distrito de Maria Quitéria, para medicar as pessoas que mantiveram contato com Regiana. 

A assessoria de comunicação do HGCA enviou nota a redação do portal de notícias Bom Dia FEIRA e informou que foram tomadas todas as providências com a profilaxia aos que tiveram contato com a paciente. Segundo a unidade de saúde, o profissional para avaliar a paciente já foi solicitado.

Nota de Esclarecimento

Em reposta a denúncia em que familiares relatam sobre a “demora na transferência e avaliação da infectologista para a paciente R.S.B”, faz-se necessário informar que a paciente deu entrada nesta unidade hospitalar no dia 02/11/2012 com suspeita diagnóstica de meningite, sendo adotadas todas ações de acordo com critérios técnicos e protocolos do Ministério da Saúde.

No momento, a paciente encontra-se estabilizada, aguardando regulação para hospital de referência em Salvador. Ressaltamos ainda, que foram tomadas todas as providências com a profilaxia aos que tiveram contato com a paciente.

Quanto à avaliação com o infectologista a unidade aguarda avaliação do profissional já solicitado.
ASCOM-HGCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário