quinta-feira, 16 de maio de 2013


Cienstistas descobrem tratamento para a diabetes tipo 1

Realizado pelo grupo de Imunologia do Diabetes, pesquisa foi publicada na revista científica 'Plos One'


jp-bPostsTumb1766e1b5383c65e4f3ca2459cf297a09.jpg

Pesquisadores do Instituto de Investigação em Ciências da Saúde Germans Trias i Pujol, na Espanha, anunciaram a descoberta de um tratamento para o diabetes tipo 1, testado com resultados positivos em ratos de laboratório. Feito pelo grupo de Imunologia do Diabetes, o estudo foi publicado na revista científica Plos One . Os investigadores indicaram que a estratégia pode ser a base para a prevenção do diabetes e de outras doenças de causa autoimune.
O tratamento é baseado na extração de células dendríticas do sistema imunológico do paciente e na sua modificação in vitro. As células modificadas são reintroduzidas e conseguem impedir a destruição das células produtoras de insulina.
O diabetes tipo 1 é uma doença metabólica causada pela destruição das células beta do pâncreas - as que produzem insulina, que é responsável pela transformação da glicose ingerida. É também conhecido como diabetes insulinodependente, diabetes infantojuvenil e diabetes imunomediado.
No diabetes tipo 1, os portadores precisam de injeções diárias de insulina para manter a glicose no sangue em valores normais. A doença, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.
A pesquisa contou com a colaboração do Instituto de Investigação do Hospital Vall d'Hebron, em Barcelona, e do Instituto de Investigação Biomédica da Universidade de Lleida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário