domingo, 9 de junho de 2013

INDISCUTIVELMENTE SÃO FRANCISCO DO CONDE REALIZARÁ O MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA 

Moradores de São Francisco do Conde e visitantes dessa grande folia junina terão cinco dias de festa, entre o São João e o São Pedro, para celebrar e valorização das raízes históricas da cultura nordestina. Nos dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho, São Francisco do Conde promove O Melhor do Interior – tema da festa 2013.




“O Melhor do Interior” foi escolhido com o objetivo de valorizar o modo de vida simples de quem vive no interior, focado na figura do personagem caipira e da arquitetura rural, visando promover a valorização da cultura do campo e da tradicional festa junina. O Arraiá do Chico é um dos meios pelo qual a Prefeitura busca valorizar a memória e o patrimônio imaterial da sociedade sanfranciscana.


Este é o 4º ano que a festa tem este formato de megaevento, englobando os festejos de São João e São Pedro. Neste período tem-se a mistura dos tempos histórico-culturais, evidenciada com a manifestação das pessoas nas ruas, a tradição de passar de porta em porta, as rezas e cânticos aos santos, encenações em praças públicas, entre outras amostras que fazem dos sanfranciscanos grandes protagonistas de seu tempo. Somando-se a essas tradições, o governo municipal promove uma diversidade de gênero musical combinado com um leque de atrações de grande peso e bandas locais que transformam os festejos juninos em uma rentável atividade econômica para os munícipes.

O aumento do fluxo de visitantes e a profissionalização do evento causam um impacto altamente positivo na renda das famílias e comerciantes locais. Além de dar novo fôlego a economia do município, o Arraiá do Chico cada vez mais conserva e difunde as riquezas culturais do povo nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário