domingo, 15 de setembro de 2013

Bobô arma sua campanha para deputado estadual usando a máquina do governo

Bobô arma sua campanha para deputado estadual usando a máquina do governo
Foto: Manuela Cavadas/Metropress (arquivo)
Desde que se filiou ao PCdoB, em abril de 2011, o diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares da Silva, o Bobô, só pensa em se eleger para algum cargo do Executivo - e usa de sua influência na Sudesb para tal. 

Primeiro, queria ser candidato a vereador de Salvador nas eleições de 2012, mas desistiu no meio do caminho, por pressão do próprio partido. Agora, faz campanha aberta para conseguir uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia em 2014 e não esconde isso de ninguém. 

Em sua empreitada rumo à Assembleia, o eterno ídolo da torcida do Bahia conta com apoio total e irrestrito do governo do estado e, obviamente, de seus colegas de partido, como o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, que vem a ser seu chefe. 

Veloz como nos tempos de jogador, Bobô não perdeu tempo e tratou logo de eleger sua terra natal, Senhor do Bonfim, como base. Desde 2012, ele é visto constantemente na cidade. Ainda no ano passado, inaugurou a primeira pista de skate do norte da Bahia, em ritmo de campanha. 

Segundo fontes ligadas à Sudesb, vários funcionários do órgão já se filiaram ao PCdoB e não têm o menor constrangimento em fazer campanha aberta para o chefe. 

Tentando 'colar' imagem ao novo Bahia

Obsessivo com a ideia de ser deputado estadual a partir de 2014, Bobô tenta "colar" sua imagem com a da nova direção do Esporte Clube Bahia, eleita na semana passada, para angariar mais votos junto à torcida do time. 

Não à toa, o ex-jogador fez questão de declarar apoio ao então candidato e agora novo presidente tricolor, Fernando Schmidt. Além disso, de última hora, virou um dos maiores críticos da gestão do ex-presidente do clube Marcelo Guimarães Filho. 

Candidatura causa ciúme na base

Mas a candidatura de Bobô já começou a causar ciúme na base de apoio ao governador Jaques Wagner. Na sessão do dia 27/8, o deputado estadual e líder do PSD na Assembleia Legislativa, Alan Sanches, foi até o plenário da Casa e não poupou críticas à gestão do diretor-geral da Sudesb. "Entregamos nossos pedidos e ele exige um catatau de documentos, o que tem inviabilizado os nossos pleitos. Não podemos conviver com esse tipo de atitude em pleno século 21, e garanto que a queixa não é só minha", disse em tom de desabafo. 

A reportagem do Jornal da Metrópole tentou falar com Sanches, mas não conseguiu contato com o parlamentar. Já o líder da oposição na Assembleia, Elmar Nascimento (PR), engrossa as críticas a Bobô e à base governista na Casa. "O discurso de Alan só mostra que a base do governo está desunida e eles já começaram a brigar entre eles", afirmou.

Sudesb é criticada

A administração de Bobô na Sudesb também não é unanimidade entre os presidentes de algumas federações esportivas do estado. 

Segundo o presidente da Federação Baiana de Atletismo, Og Robson, os dirigentes precisam fazer o dever de casa, "Com a realização da Copa do Mundo de Futebol, o estado nos tirou um legado. Tínhamos uma pista de atletismo, mas não temos mais. Bem ou mal, ela nos atendia. Tivemos que deixar de lado, porque não podíamos mais fazer nada. Hoje, os atletas treinam numa pista de material sintético, mas é da iniciativa privada. 

Temos que ter equipamentos públicos, e este é o principal papel do gestor público, principalmente de uma secretaria de Esporte e de uma superintendência", criticou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário