terça-feira, 24 de setembro de 2013

Capacidade de armazenamento de cisternas instaladas pela Codevasf supera um bilhão de litros de água‏


A instalação de 65 mil cisternas de abastecimento humano pela Codevasf em sete unidades da federação incrementou em 1,04 bilhão de litros a capacidade de armazenamento de água da chuva nas áreas rurais beneficiadas. Em média, o potencial de armazenamento de cada município alcançado pela Companhia com estas cisternas teve acréscimo de dez milhões de litros. Aproximadamente 325 mil pessoas estão sendo beneficiadas.

Desde o início da execução do programa Água para Todos, em 2012, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) implantou os reservatórios em Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Maranhão. As instalações prosseguem e deverão se expandir para o estado do Ceará. Cada cisterna pode acumular 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses. 

“O Água para Todos tem estabelecido uma estrutura de segurança hídrica para as populações rurais, especialmente na região semiárida. A água da chuva, que era perdida ou subutilizada devido à ausência de reservatórios domésticos ou à existência de reservatórios improvisados e precários, agora pode ser armazenada adequadamente e abastecer famílias de comunidades rurais dispersas”, analisa o coordenador do programa na Codevasf, Carlos Hermínio de Oliveira.

O abastecimento das cisternas ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado da residência onde vive a família beneficiada e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para beber e para o preparo de alimentos.

Nas localidades em que a estiagem tem sido mais severa, as cisternas estão permitindo que as famílias guardem com segurança a água provida por caminhões-pipa. “A cisterna é vedada e a água é retirada com o uso de uma bomba hidráulica manual. Isso evita contaminações”, explica Hermínio.

Maria José Lopes Pereira, moradora do povoado Santa Rita, localizado no município de Arari (MA), é uma das beneficiadas pelo Água para Todos. De acordo com ela, o reservatório instalado em sua residência assegura acesso a água às seis pessoas de sua família. “Temos um poço em casa, mas na seca ele fica com pouca água ou seco. A gente fazia economia e guardava a água em baldes”, diz. “A cisterna está cheia. Temos uma boa reserva”, acrescenta.

Água para Todos

O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, ao qual a Codevasf é vinculada. Uma de suas metas é promover a instalação de 750 mil cisternas de abastecimento humano até o fim de 2014 – deste montante, a Codevasf deverá instalar 160 mil. Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento.

A indicação dos beneficiários do programa é responsabilidade de Comitês Gestores Municipais, compostos por representantes da sociedade civil, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas e poder público municipal. Os comitês devem observar em suas indicações as diretrizes do programa: os beneficiários devem ser famílias residentes em áreas rurais, em situação de extrema pobreza ou pobreza, com carência de acesso a água, renda per capita de até R$ 140,00 e inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Aposentados que vivam exclusivamente da renda previdenciária também podem ser beneficiados, mesmo que possuam renda per capita familiar superior a R$140,00.

Ascom Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário