domingo, 27 de outubro de 2013

PT: escolha à sucessão de Wagner pode acontecer só no fim de novembro


PT: escolha à sucessão de Wagner pode acontecer só no fim de novembro

 Única sigla no País que realiza eleições para escolha da direção partidária, o PT, conhecido pelas variadas tendências se prepara para mais uma decisão interna. No Estado, o clima de disputa esquenta com a proximidade do Processo de Eleições Diretas (PED), a ser realizado no dia 10 de novembro. Na reta final, os cinco candidatos mostram suas propostas em debates em grandes cidades do Estado. Neste sábado (26) os concorrentes à presidência se enfrentam em Vitória da Conquista, às 15h, na Câmara de Vereadores. No dia 31 o confronto será em Salvador, às 19h, na Fundação Cairu.

Everaldo Anunciação, Hipólito de Brito, Lourival Tranquilo, Wanderson Pimenta e Ernesto Marques têm apresentado ideias de reforma do partido, que entra em debate também para a definição do nome petista que poderá encabeçar a chapa majoritária para as eleições estaduais de 2014.

Segundo o atual presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, o PED não tem influência sobre a escolha do candidato petista ao governo. Ele fica na presidência até dezembro e participará de forma ativa dos diálogos referentes ao nome, que segundo o governador Jaques Wagner pode ser decidido até o dia 15. Mas, na direção estadual a expectativa é de que esse prazo seja prorrogado para o final de novembro. "O diretório sela essa questão de candidatura e o arco de alianças na reunião do diretório, até 30 de novembro. Ou 23 ou 30", disse Jonas ontem.

Na disputa para ser o postulante da gestão estadual estão o chefe da Casa Civil, Rui Costa, o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, o senador Walter Pinheiro e o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano. "Não tem interface nessas escolhas. O PED é uma escolha interna do nosso partido. São processos equidistantes, sendo um mais voltado para construção interna das correntes e o outro mais externo, envolvendo os aliados e a sociedade", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário