sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Dilma veta na íntegra projeto que criaria novos municípios


Dilma veta na íntegra projeto que criaria novos municípios

Na edição extra do Diário Oficial da União desta quinta-feira (14), foi publicado o despacho presidencial ao Congresso em que a presidente Dilma Rousseff veta integralmente o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios. Dilma diz que a proposta de lei devolvida ao Congresso contraria "o interesse público". A matéria foi devolvida hoje ao presidente do Legislativo, Renan Calheiros (PMDB-AL) que terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores.

Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida expandiria "a expansão expressiva do número de municípios" o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa. O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, "o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica".

Além disso, os técnicos da área econômica destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma "pulverização" na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso, acrescentam na justificativa para o veto presidencial, acarretaria em prejuízos para as cidades menores, além de maiores dificuldades financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário