segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


PMs retiram índios e ativistas que ocupavam prédio vizinho a museu no Rio


  • Policiais militares fazem operação para desocupar prédio do antigo Museu do índio, no Rio
    Policiais militares fazem operação para desocupar prédio do antigo Museu do índio, no Rio
O Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio de Janeiro retirou na manhã desta segunda-feira (16) um grupo de manifestantes, entre indígenas e ativistas, que ocupavam desde domingo (15) um prédio vizinho ao antigo Museu do Índio, no Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro.
Ampliar

Desocupação do Museu do Índio, no Rio de Janeiro216 fotos

190 / 216
16.dez.2013 - Policiais dos Batalhões de Choque e de São Cristóvão cercaram o antigo museu do índio, ao lado do estádio do Maracanã, zona norte do Rio. De acordo com a autoridades, índios que ocupavam o Museu do Índio invadiram um prédio próximo no domingo. A avenida Radial Oeste teve o tráfego interrompido Ale Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
De acordo com a PM, 25 pessoas foram detidas após supostamente oferecerem resistência para sair do prédio. Elas foram encaminhadas para a delegacia da região (18ª DP). Um índio subiu em uma árvore e se recusa a deixar o local. A ação começou por volta das 6h e contou com 150 policiais do Choque e do batalhão de São Cristóvão (4º BPM). No operacional, o Batalhão de Choque da PM usou gás lacrimogêneo para dispersar a manifestação.
O advogado André de Paula, da Frente Internacionalista dos Sem Teto, tentou falar com os manifestantes encaminhados à delegacia, mas foi impedido pelos policiais. "Legalmente eu tenho direito de falar com eles, mas estou sendo impedido. Isso é um estado de exceção", disse.
A Radial Oeste, na altura do Maracanã, chegou a ser fechada por aproximadamente três horas para que não houvesse maiores transtornos durante a retirada dos manifestantes. A via já foi liberada pela Polícia Militar.
O Centro de Operações orienta os motoristas que vêm do Méier e região e seguem em direção ao centro a seguir pela rua Visconde de Niterói. Por causa da interdição, há reflexos na avenida Marechal Rondon, na rua São Francisco Xavier e na avenida Professor Manuel de Abreu.
Segundo o governo do Estado, o imóvel ocupado abriga um escritório da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio). No local, serão construídas "estruturas temporárias" para o complexo esportivo do Maracanã, palco da Copa do Mundo de 2014.

O consórcio que constrói o Complexo de Maracanã afirmou que os ocupantes do edifício saquearam o lugar e deu queixa contra os manifestantes por roubo de computadores e outros equipamentos.
Ampliar

Conflitos indígenas no Brasil107 fotos

95 / 107
11.jun.2013 - Cerca de 150 índios da etnia mundurucu estão acampados em frente à sede da Funai (Fundação Nacional do Índio), em Brasília, na manhã desta terça-feira (11). Eles desembarcaram no Distrito Federal na semana passada para reivindicar a consulta prévia dos povos tradicionais da região, antes da construção de usinas hidrelétricas na região Amazônica Leia mais Antonio Cruz/Agência Brasil
Alguns manifestantes também chegar a entrar no prédio do antigo Museu do Índio, que foi rebatizado de "Aldeia Maracanã" pelos indígenas que viviam no local até o cumprimento de um mandado de reintegração de posse, em março deste ano. No local, será construído o Museu do Futebol.

Prédio foi tombado após manifestações

Em agosto deste ano, a prefeitura tombou de forma definitiva o antigo prédio do Museu do Índio, que fica ao lado do Maracanã e integra o complexo esportivo. O local também é conhecido como Aldeia Maracanã. O governo previa demolir o local.
Em janeiro, o governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB), desistiu de realizar a demolição, mas previa transformar o imóvel em um museu olímpico, como parte das obras para a Copa e os Jogos Olímpicos de 2016. O Executivo estadual voltou atrás após ser pressionado por manifestações em favor dos índios.
O tombamento era uma das reivindicações do grupo de indígenas que ocupava o local. Eles foram retirados de lá em março, depois de uma polêmica reintegração de posse.
Na ocasião, a PM utilizou balas de borracha e bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para dispersar uma manifestação em favor do índios, e teve que retirá-los à força. (Com Agência Brasil e Efe)
Ampliar

Conflitos indígenas no Brasil107 fotos

101 / 107
22.mar.2013 - Manifestantes correm após a polícia lançar bombas de gás lacrimogênio durante um protesto contra a reintegração de posse de terreno onde funcionava o antigo Museu do Índio, no Rio de Janeiro. Com tiros e bombas de gás lacrimogênio, a polícia invadiu o lugar para retirar os índios e manifestantes que ocuparam a área, ao lado do estádio do Maracanã, na zona norte da cidade. O governo ofereceu aos índios do lugar um terreno em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, onde deve ser construída uma aldeia Leia mais Vanderlei Almeida/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário