terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Outdoor com beijo gay entre homem e "Jesus" é apedrejado em Vitória da Conquista

Blog Sintoma de Cultura/ Reprodução
Placa que causou revolta no interior baiano antes da depredação
Um outdoor tem causado polêmica e já foi alvo de depredação neste domingo (16), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A peça assinada pelo performer Ricardo Alvarenga, mostra o artista de cabelos longos vestido com uma túnica e  beijando um homem. A peça parece fazer alusão à imagem Jesus Cristo.
 
Antes mesmo de ser exposta, a peça já havia sido alvo de censura por uma das empresas de mídia procuradas pela proponente do projeto, Núbia Neves, que é estudante de Cinema e Audiovisual, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
 
Segundo Ricardo Alvarenga, em entrevista ao site “Bahia Notícias”, a motivação do ato de vandalismo foi "homofobia", afinal esta foi a única peça degradada de toda a exposição, que conta com trabalhos fotográficos de outros cinco artistas (Alex Oliveira, George Neri, Rayza Lelis e Vinicius Gil).
 
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia emitiu nota de repúdio por conta do incidente. "Questionamentos sobre uma obra de arte podem ser saudáveis, legítimos e trazer debates importantes à sociedade, mas os atos que expressam violência motivada pela homofobia são injustificáveis".
 
O órgão disse ainda que está comprometido com a "construção de uma cultura cidadã, que possibilite a predominância de novos valores democráticos, republicanos, solidários, fraternos e de respeito à diversidade". A peça é um dos outdoors do projeto Obranuncio e selecionado em edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
 
Obranuncio
 
O Projeto Obranuncio é uma iniciativa da estudante de Cinema e Audiovisual da Uesb, Núbia Neves e a proposta é a veiculação de dez obras visuais de artistas locais em outdoors pela cidade de Vitória da Conquista durante 14 dias. A “exposição ao ar livre” traz os trabalhos dos artistas Alex Oliveira, George Neri, Rayza Lelis, Ricardo Alvarenga e Vinícius Gil, que já expunham os trabalhos em galerias, centros culturais e museus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário