sexta-feira, 9 de maio de 2014

CHICO PINTO TORNA-SE PRIMEIRO PREFEITO BRASILEIRO DEPOIS DE MORTO
Feira de Santana faz Justiça! Neste momento na Câmara Municipal De Feira de Santana, acontece a devolução simbólica do mandato de prefeito para Chico Pinto. Momento histórico para alguns mas por que não prestaram esta homenagem enquanto estava vivo ? Por que Chico Pinto foi esquecido pela esquerda já que foi muito importante durante a Ditadura ?



  • ENTENDA  OS FATOS 

  • 50 anos depois, mandato de Chico Pinto é devolvido

    Chico Pinto foi eleito m 1962, em sufrágio direto, e tomou posse em 1963. Em 8 de março de 1964 foi destituído do poder

    11/03/2014 às 10:15h
    50 anos depois, mandato de Chico Pinto pode ser devolvido
    Chico Pinto em comício | Crédito: Acervo Blog por Simas
    Chico Pinto, assim era conhecido, mas nasceu Francisco José Pinto dos Santos, em 1930. Seu nome, símbolo da luta pela democracia em pleno regime militar, se tornou um dos primeiros resultados da Comissão da Verdade na Bahia e um triunfo ao grupo criado em 9 de dezembro de 2013 em Feira de Santana para investigar os fatos ocorridos durante o estado de exceção.
    Cinquenta anos depois, Chico Pinto, simbolicamente,  teve o mandato de prefeito de Feira de Santana devolvido. Um ofício da Comissão da Verdade foi entregue na última segunda-feira (10), na Câmara de Vereadores, mesma casa, onde em 1964, sob a pressão de forças militares, Chico Pinto foi destituído e em seu lugar, assumiu Joselito Amorim, que hoje dá nome a uma das maiores escolas da rede pública municipal.
    Consta no documento (ver na íntegra) que em 1962, Chico Pinto, partidário do PSD, foi eleito, em sufrágio direto, e tomou posse em 1963. Em 8 de março de 1964, a Resolução nº 55/64, foi aprovada na casa legislativa feirense, retirando o poder de Chico Pinto, eleito pela vontade do povo. Pinto foi preso e Amorim assumiu o Paço. O documento ainda reitera que Chico Pinto nunca foi condenado por qualquer falta ou erro na administração Municipal.
  • Milton L. Souza Cerqueira Atitudes que afagam o ego de uns que talvez nada tenham feito na época.
    9 h · Curtir
  • Angelo Almeida É verdade, só não me lembro como foi , tinha 6 meses de idade !!!
    9 h · Curtir
  • Jose J Brito Filho Justa homenagem, embora sem efeitos práticos. Melhor seria se desse o
    nome dele a uma dessas novas avenidas que estão construindo na cidade. Agora, trocar o nome do colégio municipal, como ouvi boatos, acho um exagero.
    9 h · Curtir · 1
  • Julio Motta Momento IMPAR de democracia e dignidade.
    8 h · Curtir · 1
  • Neuzinha Spinola Qual a importância dessa devolução agora? Devolver a quem? Depois que tanto o castigaram e ainda deixaram morrer no esquecimento. Desculpe-me a ignorância mas acho isso muita hipocrisia. Chico merece muito mais do que um papel que para ele não tem mais valor nenhum. Chico merece ser nome de uma avenida! Chico Pinto merece muito mais! Não trocando nomes, mas criando algo só para ele.
    5 h · Curtir · 1
  • Rogerio Guimaraes Ferreira Ferreira Não me façam homenagem depois de morto.Me homenagear só vivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário