domingo, 11 de maio de 2014

Familiar diz que hospital alega falta de água para morte de paciente

O diretor do hospital, José Carlos Pitangueira, disse que a hemodiálise não foi realizada porque o paciente estava em estado grave e não podia ser submetido ao processo
 Familiar diz que hospital alega falta de água para morte de paciente
Crédito: Mário Sepúlveda/FE
Um problema na rede de distribuição deixou Feira de Santana e mais cinco cidades da região sem água. A falta de abastecimento atingiu não só as residências, mas também órgãos públicos como o Hospital Clériston Andrade.
A professora Maila dos Santos, filha de um paciente que precisava fazer tratamento de hemodiálise, diz que essa foi a justificativa dada pelo hospital para que o pai dela não fizessse o procedimento que estava marcado para as 17h de quinta-feira (8). O paciente, que tinha 54 anos, morreu.
"O material já estava pronto para fazer. Disseram que [não fez o procedimento] por conta da água e porque a pressão dele baixou. Isso já era para ter feito há muito tempo, então esperou, esperou e quando foi na hora dele a água faltou", disse a filha, em entrevista pouco antes de receber a notícia que seu pai morreu.
Ele estava internado na unidade de saúde desde terça-feira (6) por conta de problemas cardíacos. O diretor do hospital, José Carlos Pitangueira, disse que a hemodiálise não foi realizada porque o paciente estava em estado grave e não podia ser submetido ao processo. Um médico nefrologista informou que a água é essencial. Segundo o profissional, em cada sessão, são usados 120 litros.
Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a falta d´água aconteceu pelo rompimento da tubulação que faz distribuição na madrugada de quinta-feira. O fornecimento foi interrompido em Feira de Santana desde então. O problema deixou sem água ainda cidades como Conceição da Feira, São Gonçalo, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis.
"Houve rompimento da adutora principal que aduz a água da estação de tratamento para Feira de Santana. Esse problema foi corrigido de quinta para sexta-feira, o abastecimento já foi restabelecido. No entanto, a normalização acontece de forma gradativa", explica o gerente da Embasa, Raimundo Bezerra Neto.
Comunicado
No início da tarde desta sexta-feira (9), a assessoria de comunicação da Embasa emitiu nota para esclarecer o ocorrido. Confira na íntegra:
"A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclarece que, durante a paralisação do fornecimento de água para realização de serviço de manutenção emergencial em rede adutora em Feira de Santana, a empresa realizou o abastecimento alternativo, através de carro-pipa, no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA) na noite de ontem (08). Na retomada do fornecimento de água na cidade, a partir da madrugada desta sexta-feira (09), a Embasa deu prioridade para a área do HGCA, que já está com o abastecimento normalizado.
O fornecimento de água sofreu interrupção no município, devido a vazamento em rede adutora de grande porte, entre a manhã de quinta-feira (08) e madrugada de hoje [sexta] (09)".
FONTE: G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário