terça-feira, 26 de agosto de 2014

Índios sequestram policiais e levam viatura com armamento e tudo no Rio Grande do Sul

O motivo do 'sequestro', foi um disparo de arma de fogo feito por um policial militar durante abordagem de um veículo, o qual era dirigido por indígenas e se encontrava em situação irregular.
Uma abordagem de trânsito feita pela Brigada Militar na tarde de sábado (23) resultou em dois índios baleados, policiais sequestrados e o roubo de uma viatura e armamento da BM em Iraí, no Norte do Estado. O tumulto ocorreu quando os policiais pararam um carro com três indígenas, sendo dois homens e uma mulher, nas proximIdades de uma aldeia da tribo caingangue. O véículo, segundo a BM, não estava em dia e os policiais avisaram que ele seria recolhido. Foi aí que um indígena entrou em confronto com os brigadianos e ocorreram os disparos. Em seguida, os policiais fugiram para o posto onde trabalham.
Indignados, cerca de 60 índios foram até o posto da Brigada Militar alegando querer registrar a ocorrência, mas, segundo eles, os policiais não quiseram atender.
Eles decidiram sequestrar os dois PMs e levar a viatura e as armas dos brigadianos até a aldeia. De acordo com um dos líderes da tribo, Celso Jacinto, um dos policiais que efetuou os disparos estava a paisana e a ação dos índios foi para chamar a atenção dos chefes dos PMs que eles haviam cometido abuso de autoridade.
"Eles agrediram a mulher de um deles. Deram uma coronhada. O marido foi tentar defender e foi baleado. O policial que atirou estava a paisana. Isso tudo aconteceu inesperadamente. Depois disso, foram tentar fazer ocorrência e resolveram trazer os policiais para a aldeia para chamar a atenção das autoridades".
Os policiais foram liberados pelos índios em seguida, mas o armanento e a viatura permaneceram na aldeia até o final da tarde. O major Alexandre Moreira Pereira, comandate da Brigada Militar na região, foi até o local e negociou com os índios a liberação do material roubado. Segundo ele, a Brigada se comprometeu a abrir um inqúérito para apuarar como e porque foram feitos os disparos de arma de fogo.
"Os índios foram até a Brigada Militar em um grande número e levaram os policiais, a viatura, o armamentos e os coletes. Depois liberaram os policiais e ficaram retendo o nosso carro e o armamento. Mas, com o compromisso que tivemos, após uma conversa, de que vamos instaurar inquérito policial militar e investigar as causas e identificar quem fez os disparos, eles liberaram o material."
Um dos índios baleados foi levado até o hospital de Erechim onde está internado. O outro foi socorrido e liberado. Ninguém foi preso.
Fonte: Rádio Gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário