sexta-feira, 10 de julho de 2015

Após condenados, menores são transferidos para o CEM


Após serem condenados à pena máxima de 3 anos referida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a internação definitiva, os quatro adolescentes foram transferidos, na tarde de sexta-feira (10) do Centro de Internação Provisória (Ceip), no Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, para o Centro Educacional Masculino (CEM), no bairro Itaperu, zona norte da capital.

O juiz Leonardo Brasileiro condenou os quatro adolescentes por atos infracionais correlatos ao estupro qualificado, homicídio qualificado, tentativa de homicídio qualificado e estupro.

Na sentença, o juiz Leonardo Brasileiro reconheceu a participação de cada um dos menores na prática de pelo menos oito atos infracionais. Eles foram recolhidos no Centro Educacional Masculino (CEM), em Teresina. A cada seis meses serão avaliados por psicólogos.

O estupro coletivo e as agressões contra as quatro adolescentes ocorreram no dia 27 de maio em Castelo do Piauí.

Uma das garotas, Danielly Rodrigues Feitosa, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Segundo o médico Gilberto Albuquerque a jovem sofreu lesões no tórax, e chegou a ser submetida a uma cirurgia de reconstituição da face, mas não resistiu às complicações.

Uma das mães de D.N.S.R, uma das vítimas do estupro declarou que considerou pequena a pena dos acusados, mas disse que não quer vingança conta eles, mas que fica pensando depois que eles cumprirem a pena quando voltarem para Castelo. Ela informou ainda que sua filha ainda está em Teresina e que ela ainda não sabe da morte da amiga Dananiely Rodrigues, pois os psicólogos estão preparando ela para depois dar a notícia.

Menores acusados de estupro coletivo são condenados a pena máxima

Na manhã desta sexta-feira (10/07), os menores acusados de realizarem estupro coletivo nas quatro adolescentes no dia 27 de maio em Castelo do Piauí foram condenados à pena máxima referida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), segundo anunciou o juiz Leonardo Brasileiro.

Os acusados responderão pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e estupro. De acordo com o juiz, com as investigações foi entendido que os menores tiveram participação ativa no crime e devem responder com a internação imediata dos acusados.

Com essa determinação, os menores deverão ser encaminhados para o CEM (Centro Educacional Masculino), onde devem ficar no local com a pena máxima de três anos. De acordo com o promotor Cesário Cavalcante, essa decisão não significa que após os três anos eles serão colocados em liberdade. “Como o caso houve uma comoção e revolta muito grande por parte de todo o Brasil pode ser que quando acabar os três anos ocorra a possibilidade de prosseguimento da internação com avaliação do judiciário, do Ministério Público e também da defesa dos menores”, afirmou.

As quatro adolescentes foram amarradas, violentadas, espancadas e jogadas de um morro na cidade de Castelo do Piauí. Após atendimento médico, a jovem Danielly Rodrigues não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Urgência de Teresina.

As quatro adolescentes foram amarradas, violentadas, espancadas e jogadas de um morro na cidade de Castelo do Piauí. Após atendimento médico, a jovem Danielly Rodrigues Feitosa, de 17 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

A família de D.N.S.R., 17 anos ainda está na casa de amigos em Teresina e disse que aos poucos está tentando retomar a vida. A mãe disse que a filha ainda não sabe da morte de Danielly Rodrigues e conta que, algumas vezes, a menina pergunta pela amiga.

“Não temos como agradecer a esses amigos que estão nos dando abrigo, mas temos que voltar para casa, pois aqui não temos emprego e na nossa cidade temos nossas coisas. Minha filha só lembra que subiu no morro e lá tinham quatro ‘moleques’. Não estamos a deixando assistir televisão, apenas desenhos infantis, e ela só fala em voltar para a igreja e estudar, porque está perdendo aulas. Ainda hoje, minha menina não sabe da morte da amiga e os psicólogos estão preparando ela para dar a notícia”, falou a mãe de D.N.S.R., de 17 anos.

A garota- que sofreu traumatismo craniano- ainda está com dificuldades na fala e para caminhar sozinha. No próximo dia 16, ela completará 18 anos de idade.

“A gente sonhava comemorar o aniversário dela de outro jeito, mas isso não importa. O que vale é que minha filha está viva. Vamos voltar para Castelo, mas queremos que ela estude aqui em Teresina. Agora é pedir forças a Deus. Não concordo em matar ninguém”, disse a mãe.

Os quatro adolescentes, após a condenação a pena máxima e a internação definitiva foram transferidos, na tarde de sexta-feira do Centro de Internação Provisória (Ceip), no Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, para o Centro Educacional Masculino (CEM), no bairro Itaperu.

Além dos quatro adolescentes, Adão de Sousa também é suspeito de participação no crime, será julgado ainda este ano porque seu processo tramita na Justiça separadamente. Os adolescentes têm que ser julgados até 45 dias após o crime, reza o ECA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário