quarta-feira, 1 de julho de 2015

Pastor é preso suspeito de abusar de meninas de 9 e 12 anos na igreja

Ele confessou o crime para uma das famílias, mas os pais da criança preferiram não prestar queixas porque ele havia pedido perdão e prometido que pararia

Um pastor de 43 anos foi preso preventivamente ontem em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, acusado de abusar sexualmente de duas meninas que na época do crime tinha entre 9 e 12 anos. Hoje, ambas têm 14 anos. A prisão ocorreu após uma investigação de sete meses, que começou quando a primeira vítima procurou a polícia em dezembro para denuncia-lo. A polícia acredita que haja mais vítimas. Todas eram de famílias que frequentavam a igreja do pastor, localizada na região central da cidade.

Os crimes aconteceram nos anos de 2007, 2008 e 2012. A primeira vítima a procurar a polícia foi levada pela mãe após revelar o abuso. “A mãe notou uma mudança no comportamento da filha, que ficou mais agressiva, diferente, e foi conversando para tentar entender a mudança até que um dia ela contou o que aconteceu”, contou a delegada Fernanda Lima, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Formosa.

A segunda vítima foi encontrada pela polícia após investigação. No caso dela, o crime foi cometido duas vezes, uma na casa da avó e outra na igreja. Os pais, ao saberem do crime, entretanto, não procuraram a polícia e disseram à delegada que haviam perdoado o pastor. A família continuava frequentando a igreja.

O pastor, segundo a delegada, não ameaçava as vítimas, mas as induzia a não revelar a ninguém a prática. Fernanda diz acreditar que haja mais vítimas do pastor, uma vez que esse tipo de prática criminosa não é, de acordo com a delegada, algo que o criminoso consiga parar ou fazer apenas ocasionalmente.

Fernanda espera que mais vítimas procurem a delegacia após a repercussão do caso na imprensa. “Aqui na cidade muita gente está falando do caso e esperamos que apareçam mais vítimas. É importante que a vítima procure a polícia”, disse. Na página do Facebook da Deam de Formosa foi divulgada uma foto do suspeito com uma tarja preta nos olhos.

Em depoimento, ele negou as acusações, mas disse que só falaria em juízo. Ele se encontra detido na cadeia pública em Formosa. É o segundo suspeito de pedofilia preso em Formosa neste mês.

A primeira denúncia foi registrada pela mãe de uma das vítimas, em dezembro passado. Segundo a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, Fernanda Lima, a mãe percebeu diferenças no comportamento da menina, que estava mais agressiva e “respondona”. Ela insistia em perguntar para a filha porque estava diferente, até que um dia a menina contou que o pastor havia abusado dela na igreja, quando tinha apenas 12 anos (a agressão teria ocorrrido há dois anos). De acordo com o depoimento da mãe, relatado pela delegada, a jovem disse que se sentia “um lixo” e que tinha “nojo de si mesma”, quando contou do abuso.

Leia mais notícias em Cidades

O segundo caso, com relatos de abusos mais antigos, veio à tona durante as investigações. A menina, agora com 14 anos, teria sido abusada em duas ocasiões: uma na casa da avó e a outra na igreja. O pastor teria ido à casa da avó sob o pretexto de ajudar a consertar o computador, e teria cometido o crime quando ficou a sós com a menina – que tinha 9 anos à época. O segundo abuso ocorreu um ano depois, também na igreja, como no caso que detonou as investigações.

A primeira vítima chegou a contar para os pais sobre os abusos do pastor, mas eles optaram por não procurar a polícia. Quando a menina contou para a família, eles resolveram conversar com o pastor, que assumiu os abusos e pediu perdão, prometendo que nunca mais faria igual. A família perdoou o pastor e continuou frequentando a igreja.

“Ele (o pastor) se aproveitava da confiança dos fiéis. Era bem comum ele frequentar a casa das famílias, sobretudo as que tinham menores”, afirma a delegada. Lima explica também que o depoimento de muitas testemunhas apontam para boatos de que o pastor abusaria de meninas e, portanto, existe a possibilidade de outras vítimas. As investigações policiais, contudo, confirmam duas vítimas por enquanto.

FONTE:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/07/01/interna_cidadesdf,488627/pastor-e-preso-em-formosa-acusado-de-abusar-de-meninas-de-9-e-12-anos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário