segunda-feira, 13 de julho de 2015

Polícia Federal deflagra operação contra desvios na em Mairi


A Policia Federal está em Mairi nesta segunda-feira, 13 de julho de 2015, onde segundo consta as primeiras informações para realizar investigações na empresa KBM (antiga Ktech) e contra desvios de recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Os policiais chegaram logo cedo e encaminharam algumas pessoas até a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal para recolher informações e realizar as investigações em documentos.

Devido a presença dos policias a Secretaria de Educação não está funcionando a mesma se encontra fechada com a presença de policias. Outra unidade se dirigiu para o Distrito de Angico de Mairi.

A Polícia Federal deflagrou hoje (13) a Operação Águia de Haia. A operação tem o objetivo de desarticular a organização criminosa que forjava licitações e desviava recursos federais do Fundeb, com o apoio de agentes públicos e mediante o pagamento de propina, e visa cumprir 96 mandados de busca e apreensão e quatro de mandados de prisão preventiva na Bahia, Minas Gerais, São Paulo, além do Distrito Federal. Segundo a PF, os criminosos atuam pelo menos desde 2009, com o início da atividade em SP, migrando para Minas e, em 2010, firmando bases na Bahia. A investigação já verificou a atuação da organização entre os anos de 2010 a 2014, em dezoito municípios baianos, um em Minas Gerais e um em São Paulo.Considerando apenas os dezoito municípios baianos, em que já existe prova da atuação do grupo, o montante de verbas públicas desviado já atinge a quantia de R$ 57.173.900.Os responsáveis pelas fraudes serão indiciados por crimes licitatórios, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha, entre outros delitos. Participam da operação cerca de 450 policiais federais

acima Informações do Mairi News


A mesma Operação tambem vem sendo deflagrada no municipio de Mirangaba 36 km depois de Jacobina 

Segundo nota a imprensa da Policia Federal, esta operação, denominada como Águia de Haia, acontece não só em Mirangaba, mas mais 17 cidades da Bahia e quatro estados da federação e visa desarticular uma organização criminosa que forjava licitações, em conluio com agentes públicos, mediante o pagamento de propina, e desviava recursos federais do FUNDEB (verbas para educação).

Estima-se que os prejuízos causados aos cofres públicos são de aproximadamente R$ 57 milhões.

Cerca de 450 policiais federais cumprem nesta segunda 96 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva nos Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

Na região de Jacobina os policiais federais realizam incursões nos municípios de Mirangaba e Mairi. 

Os criminosos vêm atuando desde 2009, tendo iniciado suas atividades no Estado de São Paulo, migrado para Minas Gerais e, em 2010, estabelecido sua base principal de atuação na Bahia. Verificou-se que a organização atuava em dezoito municípios do Estado da Bahia, um em Minas Gerais e um em São Paulo.

Os responsáveis pelas fraudes serão indiciados por crimes licitatórios, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha, entre outros delitos.

Está prevista uma entrevista Coletiva para hoje, , 13, às 11 horas auditório da Superintendência da Polícia Federal na Bahia..


Nenhum comentário:

Postar um comentário