terça-feira, 24 de novembro de 2015

Morre o ex-Governador Lomanto Junior





Rui Costa e ACM Neto lamentam morte de ex-governador Lomanto Júnior
Foto: Reprodução / Alo Alo Bahia

O ex-governador Antônio Lomanto Júnior foi um marco no desenvolvimento da Bahia. Morreu na noite desta segunda-feira (23), no Hospital Português, aos 90 anos, prestes a completar 91. Foi o primeiro municipalista a marcar época no estado e, seguramente, o primeiro político que realizou a marcha do interior para a capital, oriundo que era do município de Jequié. 

Tornou-se vereador aos 22 anos, assumindo, em seguida, a liderança da Câmara municipal da cidade. Era uma figura notável, afável e comunicativo, governou a Bahia de 1963 a 1967, mas era, sobretudo, um municipalista e tinha orgulho de sê-lo, presidindo a Associação Brasileira Municipalista de 1959 a 1963. Em 1962 era prefeito de Jequié, saltando da prefeitura do seu município em segundo mandato para o governo baiano, após a sua marcha do interior para a capital. Fez uma trajetória política extraordinária até chegar ao auge.

Mesmo assim, depois de se tornar deputado federal e participar intensamente da política estadual, retornou, muito depois, à sua cidade para, novamente, se eleger prefeito. Lomanto fez uma campanha ao governo marcada pela marcha “Lomanto, a esperança do povo” e como símbolo “feijão na panela, feijão na lapela”, quando então se usava um broche lembrando o feijão na lapela nos paletós usados maciçamente pelos lomantistas. 

Foi um grande gestor. De tal maneira que foi dele a construção da Av. Contorno. Construiu, entre muitas outras obras, o Teatro Castro Alves e o Centro Industrial de Aratu além rodovias entre as quais a Feira-Juazeiro porque a sua visão estava muito à frente como empreendedor. 

 Lomanto Júnior ao findar o seu mandato no governo baiano deixou o Palácio Rio Branco nos braços do povo, numa festa comemorada nas ruas de Salvador e só terminando na Av. Contorno.
 
O governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, lamentaram nesta terça-feira (24) a morte do ex-governador Antônio Lomanto Júnior. Lomanto faleceu aos 90 anos na noite desta segunda (23), no Hospital Português, em Salvador. “Expresso o meu respeito e meu pesar.

Filho de Jequié, foi um homem público que atuou nos mais variados cargos políticos pela escolha do povo da Bahia, atuando sempre como defensor do municipalismo. Que os familiares e amigos sejam confortados nesse momento de despedida e de dor”, diz Rui Costa na nota de pesar.

Já o prefeito ACM Neto destacou a “ética, dignidade e transparência” de Lomanto Júnior durante a sua atuação em cargos públicos. Quero destacar que sua administração à frente do governo deixou marcas profundas no desenvolvimento da Bahia, além de lutar pelos interesses dos municípios. Aos amigos e familiares do ex-governador, os meus sentimentos. A Bahia e o Brasil perderam um político exemplar”, lamentou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara, também se pronunciou sobre o falecimento. “O ex-governador Lomanto Júnior deixou a sua marca na cena pública baiana e brasileira, atuando como vereador e prefeito de Jequié, deputado estadual, deputado federal, governador e senador, honrando todos os mandatos. A cena política perde um grande homem e a Câmara de Salvador está de luto”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário