quinta-feira, 7 de julho de 2016

REPETECO: Transou sem camisinha? Ainda há o que fazer para evitar a AIDS

Em até 72 horas é possível tomar medidas para que o vírus do HIV não se aloje no organismo


A Profilaxia Pós Exposição, ou simplesmente PEP deve ser adotada por toda pessoa que esteve numa situação de risco de contaminação e deve estar disponível a todo brasileiro na rede pública de saúde.Por desinformação, muita gente não toma nenhuma atitude após ter relações sexuais desprotegidas, sem camisinha. “Quando isso aconteceu, eu apenas rezei, torci para que não tivesse contraído o HIV”, disse um jornalista que preferiu não se identificar.
A PEP deve ser feita por 28 dias pela pessoa que passou pela situação do sexo desprotegido
O jornalista Luciano Olivieri conversou com a infectologista e pesquisadora da Fiocruz, Brenda Hoagland.
Ela explicou como a profilaxia deve ser realizada por uma pessoa que não tomou os cuidados necessários numa relação sexual.
“Quando a gente tem uma relação de risco, a gente tem até três dias depois dessa relação para buscar uma prevenção com medicamentos contra o HIV. Essa prevenção se chama PEP e está disponível nos serviços de saúde. Uma pessoa que teve uma relação desprotegida deve procurar um posto de saúde em busca da PEP. Ela vai ser testada e vai tomar a medicação por 28 dias”, esclareceu a infectologista.
A infectologista esclarece ainda que, se passada as 72 horas, a pessoa que ficou em situação de risco não deve deixar o posto de saúde para fazer o teste Anti-HIV e de outras DSTs. Ela orienta que uma DST não tratada torna-se porta de entrada para o vírus da AIDS.
Mas não se esqueça. Use sempre camisinha!
Nada substitui o preservativo para a prevenção da AIDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário